‘Leitura e Arte por toda a Parte’ é o slogan da Biblioteca para o ano de 2010. E agora com o novo mascote, o Súper Leitor, à tiracolo, sua equipe vai poder trabalhar brincando mais ainda e chegar a lugares mais longínquos, na realidade e/ou na fantasia, levando alegria, cultura e sabedoria.
Em 1977, passou a funcionar no Museu Farroupilha e, em 1985, foi instalada definitivamente na Rua Demétrio Ribeiro, nº 40, próximo à Igreja Matriz, que servira anteriormente de casa canônica, onde residia o Padre Neves.
Vinculada à Secretaria Municipal de Educação, neste momento está sendo dirigida pela professora Adriane Ávila Franco, que conta com uma equipe de funcionários engajada num trabalho que visa elevar o padrão cultural da comunidade, a fim de que a mesma possa perceber e compreender a realidade com mais sensibilidade e exatidão, através do conhecimento, da cultura e da arte.
Atualmente conta com um acervo de aproximadamente 15 mil livros, atendendo a um número considerável de leitores, diariamente, dando acesso à leitura e ao entretenimento. Muitos são os que buscam ali conhecimento e informação qualificada. A sua mais assídua leitora, é Rosineli Beatriz Leal Lopes (Néia) que foi reconhecida publicamente. Leia o seu depoimento, mais adiante.
Segundo a diretora da Biblioteca, para o ano de 2010, foi adotado o slogan “Leitura e Arte por toda a Parte”, expressão e ação que encabeça vários projetos que envolvem as Escolas e a comunidade triunfense em geral. Dentre eles destacam-se o ‘Teatro na Escola’, ‘Mascote da Biblioteca’, ‘Biblioteca na Praça’, culminando com a tradicional e exitosa Feira Municipal do Livro que este ano ocorrerá de 27 a 30 de outubro. “ A Biblioteca Pública é uma instituição que pertence a toda comunidade, por isso devemos incentivar e mediar todas as formas, para que mais pessoas possam conhecê-la e usufruir de seus serviços, através de um trabalho constante de renovação e atualização de seu acervo literário e bibliográfico”, esclarece a professora.
A FESTA DA BIBLIOTECA TEVE DIREITO A UM BONITA ORNAMENTAÇÃO EM P&B E BOLO COM VELINHA E TUDO!
Entre as autoridades que se encontravam na Festa da Biblioteca - que ganhou de aniversário dois valiosos presentes: um mascote, o ‘Super Leitor’, que foi apresentado ao público através de um bunner, mas que brevemente vai ganhar vida, no corpo de um boneco, a exemplo de outros que ela já possui, estavam a 1ª dama, professora Marinês Tavares, e alguns Secretários Municipais.O Súper Leitor vai ajudar com excelência, por certo, a levar ‘Leitura e Arte, por Toda parte’.
O projeto de escolha do ‘Mascote da Biblioteca’ envolveu as escolas municipais. A autoria do nome escolhido coube aos alunos da turma de 2ª série da Escola Cândido Justiminiano de Carvalho e a figura representativa (desenho) escolhida foi do aluno Rafael Sacilloto, da Escola Qorpo Santo. Conheça a fisionomia do Súper Leitor na foto do bunner!
O outro presente foi uma bonita poesia, feita especialmente para essa ocasião, pelo poeta Tabajar Carvalho, “Morada do Conhecimento”, juntamente com a dedicatória:
“ À Biblioteca cel. João Maia/
morada do conhecimento,/
nosso reconhecimento/
e feliz aniversário./
Cada livro no armário com saber, cultura e arte/
da nossa vida faz parte/
nesse acervo literário”.
Confira a beleza da poesia, que conta toda a história da biblioteca e cujo autor leu emocionado para os convidados da festa, confira mais adiante.
O poeta e trovador Germaninho também declamou uma poesia de sua autoria, e Giovani dos Santos Júnior, fez o pré-lançamento do seu livro “Contos e Histórias para Ler e Refletir”, que será lançado oficialmente durante a próxima Feira do Livro(na foto acima). E, durante a tarde, a aniversariante recebeu várias turmas de pequenos alunos, das Escolas Municipais, que após conhecerem ou visitarem a Biblioteca, brincaram muito na rua, que foi fechada para este fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário