26 de junho de 2010

BIBLIOTECA PÚBLICA COMEMORA 60 ANOS DE INCENTIVO À LEITURA E AO CONHECIMENTO, COM UMA BONITA FESTA.

                                                Gladis Maia

‘Leitura e Arte por toda a Parte’ é o slogan da Biblioteca para o ano de 2010. E agora com o  novo mascote, o Súper Leitor,  à tiracolo, sua equipe vai poder trabalhar brincando mais ainda e chegar a lugares mais longínquos, na realidade e/ou na fantasia, levando alegria, cultura e sabedoria. 

 Há 60 anos, a Biblioteca Pública Coronel João Maia vem desempenhando um papel relevante para a cultura do povo de Triunfo. Fundada em 24 de junho de 1950, através da Lei Municipal nº 48, pelo então Prefeito José Luiz de Freitas, funcionou inicialmente em uma sala junto à Administração Municipal.
Em 1977, passou a funcionar no Museu Farroupilha e, em 1985, foi instalada definitivamente na Rua Demétrio Ribeiro, nº 40, próximo à Igreja Matriz, que servira anteriormente de casa canônica, onde residia o Padre Neves.
Vinculada à Secretaria Municipal de Educação, neste momento está sendo dirigida pela professora Adriane Ávila Franco, que conta com uma equipe de funcionários engajada num trabalho que visa elevar o padrão cultural da comunidade, a fim de que a mesma possa perceber e compreender a realidade com mais sensibilidade e exatidão, através do conhecimento, da cultura e da arte.
Atualmente conta com um acervo de aproximadamente 15 mil  livros, atendendo a um número considerável de leitores, diariamente, dando  acesso à leitura e ao entretenimento. Muitos são os que buscam ali conhecimento e informação qualificada. A sua mais assídua leitora, é Rosineli Beatriz Leal Lopes (Néia)  que foi reconhecida publicamente. Leia o seu depoimento, mais adiante.
Segundo a diretora da Biblioteca, para o ano de 2010, foi adotado  o slogan  “Leitura e Arte por toda a Parte”,  expressão e ação que encabeça vários projetos que envolvem as Escolas e a comunidade triunfense em geral. Dentre eles destacam-se o ‘Teatro na Escola’, ‘Mascote da Biblioteca’, ‘Biblioteca na  Praça’, culminando com a tradicional e exitosa Feira Municipal do Livro que este ano ocorrerá de 27 a 30 de outubro. “ A Biblioteca Pública é uma instituição que pertence a toda  comunidade, por isso devemos incentivar e mediar todas as formas, para que mais pessoas possam  conhecê-la e usufruir de seus serviços, através de um trabalho constante de renovação e atualização de seu acervo literário e bibliográfico”, esclarece a professora.
A FESTA DA BIBLIOTECA TEVE DIREITO A UM BONITA ORNAMENTAÇÃO EM P&B E BOLO COM VELINHA E TUDO!
Entre as autoridades que se encontravam na Festa da Biblioteca - que ganhou de aniversário dois valiosos presentes: um mascote, o ‘Super Leitor’, que foi apresentado ao público através de um bunner, mas que brevemente vai ganhar vida, no corpo de um boneco, a exemplo de outros que ela já possui, estavam a 1ª dama, professora Marinês Tavares, e alguns Secretários Municipais.O Súper Leitor vai ajudar com excelência, por certo, a levar ‘Leitura e Arte, por Toda parte’. 
 O projeto de escolha do ‘Mascote da Biblioteca’ envolveu as escolas  municipais. A autoria do nome escolhido coube aos alunos da turma de 2ª série da Escola Cândido Justiminiano de Carvalho e a  figura representativa (desenho) escolhida foi do aluno Rafael Sacilloto, da Escola Qorpo Santo. Conheça a fisionomia do Súper Leitor na foto do bunner!
O outro presente foi uma bonita poesia, feita especialmente para essa ocasião, pelo poeta  Tabajar Carvalho, “Morada do Conhecimento”, juntamente com a dedicatória:
 “ À Biblioteca cel. João Maia/
morada do conhecimento,/
 nosso reconhecimento/
e feliz aniversário./
Cada livro no armário com saber, cultura e arte/
da nossa vida faz parte/
nesse acervo literário”.

 Confira a beleza da poesia, que conta toda a história da biblioteca e cujo autor leu emocionado para os convidados da festa, confira mais adiante.
O poeta e trovador Germaninho também declamou uma poesia de sua autoria, e Giovani dos Santos Júnior, fez o pré-lançamento do seu livro “Contos e Histórias para Ler e Refletir”, que será lançado oficialmente durante a próxima Feira do Livro(na foto acima).   E, durante a tarde, a aniversariante recebeu várias turmas de pequenos alunos, das Escolas Municipais, que após conhecerem ou visitarem a Biblioteca, brincaram muito na rua, que foi fechada para este fim.

Nenhum comentário: