20 de dezembro de 2009

Flashs da XXIII Feira do Livro - Triunfo 2009



Flagrantes da XXIII FEIRA DO LIVRO - Triunfo 2009


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS UM PROJETO QUE VEIO PARA ARRASAR!



                                             por Gladis Maia
Novamente tive o prazer de fazer parte do júri, do início ao final das suas apresentações. Na fase inicial, estiveram comigo o professor Manoel ( que Deus o tenha sob Sua Luz), o  poeta Dinho e a professora Maria Gorete. Na final, a escritora Nereida Esswein, um dos diretores da Inova, Carvalho, o escritor Alcir Pereira e a professora Luciana Fornari. Nós - unanimemente - achamos que foi um sufoco escolher os melhores. Tanto isso é fato, que reparem na escolha da categoria Ensino Médio, quando fomos obrigados a escolher  dois trabalhos para premiar com o 1º lugar.

LIVROS e AUTORES


O Toquinho de Lápis, de Alcir Nicolau Pereira.


A Primeira Guerra de Porã, de Antônio Hohlfeldt


A Favor do vento e A Casa da Esquina, de Duca Leindecker


Eu Também, de Cláudia Villar
 Os textos apresentados - que foram redigidos com base nos livros acima  - estavam muito bons e as crianças e jovens fizeram excelentes performances, empolgados, bem ensaiados, à vontade... é o que se quer! Causaram muita emoção, não só a mim! O público mostrou-se encantado.
 APRESENTAÇÕES
 Parabéns a todos os participantes, às escolas, ao belo trabalho desenvolvido pelos professores e, é claro, à Biblioteca Pública Coronel João Maia, que criou o concurso. Viva a leitura e tudo de bom que ela traz aos seus apreciadores!












PREMIAÇÕES
1ºs lugares
Educação Infantil

#Talita Ramos Shananeco,Jardim, Escola de Educação Infantil Mundo da Fantasia.Professora Elisiane Campos.

-# Catarina Roseane da Silva, 4ª série, da Escola Gonçalves Dias. Professora Vera Regina.
Ensino Fundamental


# Alice da Silva, 5ª série, da Escola Serafim Ávila. Professora Valdirene
Ensino Médio

 # Lucas Rocha de Souza, 1º ano, da Escola Técnica Farroupilha. Professora Sandra Essewein
 # Fernando Henrique Ávila, 2º ano, da Escola de Ensino Médio Gonçalves Dias.  Professora Gilvânia 
  EJA – Educação de Jovens e Adultos                 


# Aline, da 8ª série, interpretou o trabalho de Franciele Amorin ,da Escola de Ensino Fundamental Serafim Ávila. 

2ºs lugares
Educação Infantil

# Tainá Kauer, 1ª série,  Escola  Manoel Luiz Kuhn.  Professora Cristiane Gonçalves de Souza                                                                

 Ensino Fundamental

# Bianca Milk Leal, 4ª série, da Escola de Ensino Fundamental Cândido -  Professora Bárbara

# Ana Milena Rambor,5ª série, da  Escola Nicolau  Luiz Rambor.  Professora Gisele
Educação de Jovens e Adultos

 Vinícius da Silva, 8ª série, da Escola Manoel Luiz Kuhn. Professora Lisiamara                                                                                                                

XXIII FEIRA DO LIVRO É SUCESSO DE PÚBLICO, LEITURAS E ENTRETENIMENTO


por Sandra Esswein



   Do dia 04 ao dia 07 de novembro, último, realizou-se na Praça Bento Gonçalves a XXIII Feira do Livro de Triunfo, tendo como patrono o escritor Antônio Hohlfeldt e escritora homenageada Elma Sant’Ana.
 
Entre numerosas bancas de livros e diversificados espetáculos teatrais circularam em torno da praça numerosos e curiosos leitores infantis e

adultos, que puderam usufruir além dos livros e trabalhos das escolas, dos brinquedos, da praça de alimentação, do inédito cinema 3D, dos artistas circenses,  dos shows de mágicas, das horas do  conto, dos bate-papos e


 sessões de autógrafos com os diversos autores presentes, como Duca Leindecker, Alcir Nicolau Pereira, Nereida Maria Fogaça, Gládis Pedersen de Oliveira, Oscar Bessi Filho, João Carlos Rodrigues, entre outros.  No dia 05, foi feita uma merecida homenagem a Elma Sant’Ana, que  recebeu inúmeras manifestações de carinho reconhecimento pelo seu trabalho e por levar o nome de Triunfo por onde passa.














   Também no dia 05, aconteceu a “Noite de Causos Populares” que emocionou a todos os presentes, pois ficou-se conhecendo um pouco mais da história de Triunfo, contada de  forma popular e divertida por alguns triunfenses gaudérios, como Paulo Avaloni, César Almeida, Totoca, Dinho, Paulão, Bisonho, Candelária e Tabajara que, nessa noite,  engrandeceram a Feira com suas histórias.














No dia 06, realizou-se a final do II Concurso “Contador de Histórias” que revelou a criatividade, dedicação, habilidade com a palavra escrita efalada e a empolgação das escolas, dos professores, das famílias dos participantes, do júri e do representante da empresa INNOVA, que patrocinou os prêmios do concurso.

No dia 07, às 7h30min o Programa Marcas do Tempo foi ao ar diretamente da Feira do Livro, conduzido por César Almeida. Às 12 horas, encerrou-se a Feira com  muito sucesso e muita chuva, pois São Pedro foi generoso e colaborou com o crescimento cultural do município, não deixando que a chuva tirasse o brilho e o movimento do evento.

 

19 de dezembro de 2009

ANTÔNIO HOHLFELDT: PROFESSOR, JORNALISTA E ESCRITOR GAÚCHO, QUE CONSEGUIU DEDICAR-SE À POLÍTICA SEM NUNCA TER ABANDONADO SEUS ALUNOS.





                                               por Gladis Maia





Antônio Carlos Hohlfeldt  nasceu em Porto Alegre, em 22 de dzembro de 1948. É jornalista, escritor e professor universitário. Em reconhecimento ao seu trabalho, em 2007 foi eleito patrono da 53ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE e em 2009 foi o patrono da XXIII FEIRA DO LIVRO DE TRIUNFO/RS. 

Além da Literatura, que é o seu forte, milita com muita tranquilidade, transparência e  sucesso também na política.  Foi vereador na capital gaúcha por quase vinte anos e vice-governador do estado do Rio Grande do Sul, durante o mandato de Germano Rigotto ( 2002 - 2006). 


Antônio Hohlfeldt é formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre e doutor em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). autor  de treze livros de ficção infanto-juvenil, escreveu também quinze obras de ensaio e é um cidadão ativo no mundo acadêmico. 

Hohlfeldt é ensaísta, romancista, autor de inúmeros artigos e livros, vários deles na área de  literatura infantil. Consegue conciliar, de forma brilhante, suas atividades de pesquisador das áreas de Comunicação e Letras com as de jornalista, escritor e político. 

 É coordenador do Núcleo de Pesquisa de Jornalismo, da Intercom. Escreve uma coluna semanal de crítica teatral no Jornal do Comércio, de Porto Alegre. 

Recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2007, concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), concedido aos pesquisadores que mais se destacam na área.

Foi professor nas universidades gaúchas Universidade do Vale do rio dos Sinos (Unisinos) e universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e atualmente encontra-se vinculado à PUCRS. Docente no curso básico e no mestrado em Comunicação Social foi também coordenador do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS de 1999 a 2002.

Durante dezessete atuou como jornalista no corrio do Povo e integrou a equipe do Diário do sul, em Porto Alegre, sempre na área de jornalismo cultural. Atualmente, é o único crítico teatral em atividade na capital gaúcha, mantendo sua coluna semanal no Jornal do Comércio, (Poa/RS) às sextas-feiras.

 Ainda na área cultural foi assessor da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (1972), assessor da Secretaria de Estado da Cultura, Desporto e Turismo do Rio Grande do Sul (1978 - 1981), tendo trabalhado na Secção da Rádio Canadá Internacional (1974), assessor de imprensa da Fundação Sinfônica de Porto Alegre e do Instituto Goethe (1976).

Carreira política
Em 1982 foi o primeiro membro do Partido dos Trabalhadores a se eleger para cargo público no Rio Grande do Sul.foi reconduzido à Câmara dos Vereadores de Porto Alegre por cinco vezes, apenas abandonando o cargo ao ser eleito vice-governador, no final de 2002.

No início dos anos 1990, deixou o PT por discordar da política da administração petista na capital gaúcha e filiou-se ao PSDB. Neste partido, exerceu a presidência estadual entre 1998 e 1999 e, em 2000, foi presidente no estado do Instituto Teutônio Vilella.

Em 2002 foi indicado pelo partido para compor a chapa à eleição estadual juntamente com Germano Rigotto. 

Livros




 




Mudanças,  Editora UCS/EST,  Universidade de Caxias, 1977.




 Série Ouro Trevocom Amir Domingues, Editora Intermédio, RS, 1980.









Porã, Edições Antares, RJ, 1981.















O Gravador do Juruna, com Mário Juruna e Assis Hoffmann , Editora Mercado Aberto, RS, 1982.











 Cotidiano da Escrita - Política Cultural e Nova República, Editora EDIPAZ, Porto Alegre, 1985.
















Cuba – Da Agricultura às Artes Plásticas (Org.)- Editora Mercado Aberto, Porto Alegre, RS, 1987.








 


A Aventura Aventurosa de Acanai contra a grande cobra Sucuri na Terra,  Editora FTD, SP, 1990.









   

Pelas Veredas da literatura Brasileira, 
Editora EDIPUCRS e IEL, RS, 1994.
























 O cavaleiro da Rosa do supermercado, Editora FTD, SP, 1996.




















A Greve das Namoradas , Editora: Ática, 1999.  


















Última Hora: populismo nacionalista nas páginas de um jornal,Antônio Hohlfeldt e /carolina Buckup, Editora Sulina, Porto Alegre, 2002.







 




  


O Brinquedo não é só meu, Editora Sulina, Porto Alegre, 2003.








                                 







 Lionel vai pra escolinha, Editora Sulina, Porto Alegre, 2003.





















Hora de fazer xixi, Editora Sulina, Porto Alegre, 2004.




















Hora da merenda, Editora Sulina, Porto Alegre, 2004.








 









Hora de pintar, Editora Sulina, Porto Alegre, 2004.






  










De volta para casa,  Editora Sulina, Porto Alegre, 2004.













Teoria da comunicação: antologia de pesquisadores brasileiros,Antônio Hohlfeldt e Maria cristina Gobbi (orgs.), Editora Sulina, Porto Alegre, 2007.














Mozart Pereira- Saber Universitário com Gosto Campeiro,   Editora AGE, Porto Alegre.







FONTES DE PESQUISA: SITES DAS EDITORAS E WILKIPÉDIA.