19 de dezembro de 2009

ANTÔNIO HOHLFELDT: PROFESSOR, JORNALISTA E ESCRITOR GAÚCHO, QUE CONSEGUIU DEDICAR-SE À POLÍTICA SEM NUNCA TER ABANDONADO SEUS ALUNOS.





                                               por Gladis Maia





Antônio Carlos Hohlfeldt  nasceu em Porto Alegre, em 22 de dzembro de 1948. É jornalista, escritor e professor universitário. Em reconhecimento ao seu trabalho, em 2007 foi eleito patrono da 53ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE e em 2009 foi o patrono da XXIII FEIRA DO LIVRO DE TRIUNFO/RS. 

Além da Literatura, que é o seu forte, milita com muita tranquilidade, transparência e  sucesso também na política.  Foi vereador na capital gaúcha por quase vinte anos e vice-governador do estado do Rio Grande do Sul, durante o mandato de Germano Rigotto ( 2002 - 2006). 


Antônio Hohlfeldt é formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre e doutor em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). autor  de treze livros de ficção infanto-juvenil, escreveu também quinze obras de ensaio e é um cidadão ativo no mundo acadêmico. 

Hohlfeldt é ensaísta, romancista, autor de inúmeros artigos e livros, vários deles na área de  literatura infantil. Consegue conciliar, de forma brilhante, suas atividades de pesquisador das áreas de Comunicação e Letras com as de jornalista, escritor e político. 

 É coordenador do Núcleo de Pesquisa de Jornalismo, da Intercom. Escreve uma coluna semanal de crítica teatral no Jornal do Comércio, de Porto Alegre. 

Recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2007, concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), concedido aos pesquisadores que mais se destacam na área.

Foi professor nas universidades gaúchas Universidade do Vale do rio dos Sinos (Unisinos) e universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e atualmente encontra-se vinculado à PUCRS. Docente no curso básico e no mestrado em Comunicação Social foi também coordenador do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS de 1999 a 2002.

Durante dezessete atuou como jornalista no corrio do Povo e integrou a equipe do Diário do sul, em Porto Alegre, sempre na área de jornalismo cultural. Atualmente, é o único crítico teatral em atividade na capital gaúcha, mantendo sua coluna semanal no Jornal do Comércio, (Poa/RS) às sextas-feiras.

 Ainda na área cultural foi assessor da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (1972), assessor da Secretaria de Estado da Cultura, Desporto e Turismo do Rio Grande do Sul (1978 - 1981), tendo trabalhado na Secção da Rádio Canadá Internacional (1974), assessor de imprensa da Fundação Sinfônica de Porto Alegre e do Instituto Goethe (1976).

Carreira política
Em 1982 foi o primeiro membro do Partido dos Trabalhadores a se eleger para cargo público no Rio Grande do Sul.foi reconduzido à Câmara dos Vereadores de Porto Alegre por cinco vezes, apenas abandonando o cargo ao ser eleito vice-governador, no final de 2002.

No início dos anos 1990, deixou o PT por discordar da política da administração petista na capital gaúcha e filiou-se ao PSDB. Neste partido, exerceu a presidência estadual entre 1998 e 1999 e, em 2000, foi presidente no estado do Instituto Teutônio Vilella.

Em 2002 foi indicado pelo partido para compor a chapa à eleição estadual juntamente com Germano Rigotto. 

Livros




 




Mudanças,  Editora UCS/EST,  Universidade de Caxias, 1977.




 Série Ouro Trevocom Amir Domingues, Editora Intermédio, RS, 1980.









Porã, Edições Antares, RJ, 1981.















O Gravador do Juruna, com Mário Juruna e Assis Hoffmann , Editora Mercado Aberto, RS, 1982.











 Cotidiano da Escrita - Política Cultural e Nova República, Editora EDIPAZ, Porto Alegre, 1985.
















Cuba – Da Agricultura às Artes Plásticas (Org.)- Editora Mercado Aberto, Porto Alegre, RS, 1987.








 


A Aventura Aventurosa de Acanai contra a grande cobra Sucuri na Terra,  Editora FTD, SP, 1990.









   

Pelas Veredas da literatura Brasileira, 
Editora EDIPUCRS e IEL, RS, 1994.
























 O cavaleiro da Rosa do supermercado, Editora FTD, SP, 1996.




















A Greve das Namoradas , Editora: Ática, 1999.  


















Última Hora: populismo nacionalista nas páginas de um jornal,Antônio Hohlfeldt e /carolina Buckup, Editora Sulina, Porto Alegre, 2002.







 




  


O Brinquedo não é só meu, Editora Sulina, Porto Alegre, 2003.








                                 







 Lionel vai pra escolinha, Editora Sulina, Porto Alegre, 2003.





















Hora de fazer xixi, Editora Sulina, Porto Alegre, 2004.




















Hora da merenda, Editora Sulina, Porto Alegre, 2004.








 









Hora de pintar, Editora Sulina, Porto Alegre, 2004.






  










De volta para casa,  Editora Sulina, Porto Alegre, 2004.













Teoria da comunicação: antologia de pesquisadores brasileiros,Antônio Hohlfeldt e Maria cristina Gobbi (orgs.), Editora Sulina, Porto Alegre, 2007.














Mozart Pereira- Saber Universitário com Gosto Campeiro,   Editora AGE, Porto Alegre.







FONTES DE PESQUISA: SITES DAS EDITORAS E WILKIPÉDIA.



Nenhum comentário: