24 de outubro de 2008
Abaixo listamos os considerados - por seleta comissão - os 30 melhores livros infantis dos anos de 2006 e 2007.
por Cristiane Rogério e Marina Vidigal
Você não sabe qual livro comprar para o seu filho? Com a ajuda de especialistas no assunto, Crescer apresenta uma lista exclusiva com os melhores lançamentos. Uma ajuda valiosa para os pais mergulharem na literatura infantil e para inspirar crianças de todas as idades.
Os Jurados
ANDRÉ MUNIZ DE MOURA, pesquisador da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, especialista em Literatura Infantil e Juvenil, doutorando em Literatura Brasileira na PUC-Rio.
ANGELA MÜLLER DE TOLEDO, bibliotecária da Escola da Vila e membro da equipe responsável pela Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil.
ANA LÚCIA DE OLIVEIRA BRANDÃO, analista da área de literatura infanto-juvenil para a publicação Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil.
BEATRIZ PECCI, assessora literária da Livraria NoveSete (São Paulo, SP).
CELINHA NASCIMENTO, coordenadora de leitura e de projetos culturais da Escola Castanheiras (São Paulo, SP).
CLAUDIA AMORIM, jornalista e sócia da livraria Malasartes (RJ).
CYNTHIA MARIA CAMPELO RODRIGUES, assessora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e votante do Prêmio FNLIJ.
DENIZE BIANCHI SILVEIRA CARVALHO e MARIA ANGELA PRADO DE MELO ARANHA, da livraria infanto-juvenil Casa de Livros (São Paulo, SP).
ELIZABETH D’ANGELO SERRA, pedagoga e secretária da Fundação Nacional do Livro-Infanto Juvenil.
INÊS DE BIASE, educadora, especialista em leitura, professora de oficinas literárias para crianças e de formação de professores. Coordenadora das bibliotecas da Escola Parque (RJ).
ISIS VALÉRIA GOMES, membro do Conselho Diretivo da FNLIJ e especialista em avaliações de acervos e programas de leitura.
LAURA SANDRONI, mestra em Literatura Brasileira (UFRJ), com especialização em Literatura para crianças e jovens.
LUÍS RICARDO M. DE ROSSI e PAULO GENOVEZ, da Livraria Sobrado (SP).
MARA DIAS, mestranda da área de Linguagem e Edudacação pela Faculdade de Educação da USP, colaboradora do site www.nucleodeliteraturainfantil.com.br, professora de língua portuguesa
MARCELO CUNHA BUENO, coordenador pedagógico da Escola Estilo de Aprender e colunista de CRESCER (SP).
MARIA CECILIA MATERON BOTELHO, diretora pedagógica da SEE-SAW/Panamby Bilingual School, e MÁRCIA ANGÉLICA OSTRONOFF, coordenadora pedagógica dessa escola (SP).
MARIA DAS GRAÇAS MONTEIRO CASTRO, diretora da Editora UFG, professora do curso de biblioteconomia da UFG e votante do prêmio da FNLIJ.
MARIA DE REMÉDIOS FERREIRA CARDOSO, vice-diretora da educação infantil da escola Móbile (SP).
MARISA BORBA, pedagoga, crítica da FNLIJ e integrante do Projeto de Implantação de Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso.
MIRIAN CHAVES CARNEIRO, psicóloga, orientadora profissional, professora de psicologia da educação, e especialista em literatura infantil e professora do Projeto Mala de Leitura da UFMG.
NEIDE MEDEIROS SANTOS, mestre em teoria da literatura e doutora em estudos literários. É articulista do jornal O Norte, de João Pessoa, e integra a equipe de resenhistas da FNLIJ.
PAOLA PIO DA COSTA, professora, trabalha como promotora de leitura no Colégio Arvense, em Brasília, com crianças de 1 a 10 anos de idade.
PATRÍCIA CALEIRO R. DA COSTA, advogada e sócia da livraria infantil KidsBooks (SP).
PAULA RUGGIERO, coordenadora pedagógica da Escola Grão de Chão (SP).
PETER O’SAGAE, leitor crítico e editor do site Dobras da Leitura.
REGINA ZILBERMAN, doutora em Romanística, professora da UFRGS e da FAPA/RS.
ROSA MARIA FERREIRA LIMA, bibliotecária, especialista em leitura e formação de leitores, votante da Seleção Anual da FNLIJ.
SILVIA OBERG, doutora em ciência da informação pela ECA, USP. Trabalha na Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato (Departamento de Bibliotecas de São Paulo), na equipe responsável pela publicação da Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil. Desenvolve cursos e projetos na área de leitura e formação de leitores e presta assessoria a editoras.
STELA MARIS FAZIO BATTAGLIA, formada em história com mestrado na área de linguagem e educação pela USP, faz resenha de livros infantis e juvenis para a publicação da Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil feita pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
SUELI CAGNETI, professora de literatura infantil e juvenil da Universidade da Região de Joinville, (SC) na qual coordena o Prolij (Programa Institucional de Literatura Infantil e Juvenil). > VANIA MARIA RESENDE, especialista em literatura brasileira pela PUC/MG e doutora pela USP em estudos comparados de literaturas de língua portuguesa.
SYLVIA GUIMARÃES, MARIA FURLAN DA SILVA TELLES E ANA PAULA SEVERIANO, da Associação Vagalume.
ZECO HOMEM DE MONTES, livreiro pós-graduado em literatura infantil e juvenil e sócio da livraria digital infantil www.ubaldo.com.br.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário