24 de março de 2010

DANTE ALEGHIERE, O POETA QUE OUSOU ESCREVER EM SUA LÍNGUA MATERNA E FOI EXPULSO DE SUA TERRA POR INCOMODAR AO STABILISHMENT...



Dante, nascido Durante Alighiere (1265-1321) foi um dos mais ilustres poetas italianos,além de filósofo e livre pensador politico. Nasceu em Florença em 1265 de uma família da baixa nobreza. Sua mãe (Donna Bella, talvez Gabriella) morreu quando era ainda criança (5 ou 6 anos) e seu pai (Alighiero di Bellincione), quando Dante tinha dezoito anos.Dante tinha dois irmãos Francesco e Tana (Gaetana).

Pouco se sabe sobre sua vida e a maior parte das informações sobre sua educação, sua família e suas opiniões são geralmente meras suposições. As especulações sobre a sua vida deram origem a vários mitos que foram propagados por seus primeiros biógrafos, dificultando o trabalho de separar o fato da ficção. Pode-se encontrar muita informação em suas obras, como na Vida Nova (La Vita Nuova) e na Divina Comédia (Commedia).

Ele era bastante envolvido na política italiana da época, o que muitas vezes acabou por prejudicá-lo. Dante defendia a facção política conhecida como Bianchi Guelfi (defensores do império) contra os Neri Guelfi (defensores do papa). Nessa batalha política os Neri Guelfi triunfaram e Dante foi exilado de sua amada cidade de Florença. 

Muitos de seus escritos retratam os conflitos de sua época, e o pensamento e a política medievais. Apesar de ter alcançado um certo sucesso com suas obras em que defende suas idéias, jamais conseguiu indulto para retornar à sua cidade natal.

Sua obra mais conhecida é o poema épico "La Divina Commedia" (The Divine Comedy), originalmente chamado "Commedia".

Dante foi particularmente influenciado pela obra de Cícero, Ovídio, pela Bíblia, e especialmente pela "Eneida" de autoria de Virgílio.

Um (que se trata do próprio Dante) é conduzido a uma jornada espiritual através do Inferno, Purgatório e Paraíso.A história se passa em 1300 D.C.. Na jornada através do Inferno e Purgatório Dante é guiado por Virgílio. Beatriz, sua falecida amada, o conduz através do Paraíso (Paradise). 

Durante todo o poema, Dante reflete sobre questões políticas e filosóficas de seu tempo. Em sua inventiva obra, o autor utiliza-se de alegorias e do imaginário corrente em sua época. 

Este é um dos primeiros e mais importantes trabalhos surgidos à época em língua vernácula, pois todo o poema é escrito em italiano em vez de latim como era comum até então. É considerado uma das mais importantes expressões da cultura medieval, além de ser a base para o surgimento da moderna língua italiana.

Dante também escreveu "De Monarchia" (Na Monarquia) e "Il Convivo" (O Banquete), importantes tratados sobre sua visão política e filosófica. Além de "Vita Nuova" uma coleção de 25 sonetos, e balada e quatro canções que tratam do seu amor platônico por Beatriz.



A Divina Comédia
De Vulgari Eloquentia
La Vita Nuova
Le Rime (ou Canzoniere)
Il Convivio (obra filosófica)
Monarchia
As Epístolas
Éclogas
Quaestio
De aqua et terra


FRANCO Junior, Hilário. Dante, o Poeta do Absoluto. São Paulo: Brasiliense, 1970.
LEWIS, R.W.B. Dante: um Mergulho na Vida e na Obra do Autor de a Divina Comédia. São Paulo: Objetiva, 2002.
CAMPOS, Haroldo de. Pedra e Luz na Poesia de Dante. São Paulo : Imago, 1998.
FONTES:

Nenhum comentário: